Rajarsi Janakananda, Sri Daya Mata e Sri Mrinalini Mata
Paramahansa Yogananda - Um Guru Imortal
"Deus enviou vocês a mim e eu nunca vos abandonarei. (...) Mesmo depois que eu partir, minha ajuda sempre chegará aos devotos sinceros do mundo todo que estiverem em sintonia comigo. Jamais pensem, nem por um instante, que quando eu tiver abandonado a forma física não estarei com vocês de algum outro modo. Quando já não estiver no corpo, estarei tão profundamente interessado no bem-estar espiritual de todos como agora. Sempre velarei por cada um de vocês e sempre que um devoto sincero pensar em mim nas profundezas silenciosas de sua alma, ele saberá que estou a seu lado."
Paramahansa Yogananda, cujo nome de família era Mukunda Lal Gosh, nasceu em 5 de janeiro de 1893, em Gorakhpur, na Índia. Desde seus primeiros anos, era evidente para aqueles que o cercavam que a profundidade de sua consciência e conhecimento espiritual estavam muito além do comum.
Os seus pais eram discípulos de Lahiri Mahasaya, renomado Mestre responsável pela reintrodução da Kriya Yoga na Índia moderna. Quando Yogananda era um bebê nos braços de sua mãe, Lahiri Mahasaya o abençoou e predisse: “Mãezinha, seu filho será um iogue. Como uma locomotiva espiritual, ele levará muitas almas ao reino de Deus”.
Em sua juventude Mukunda procurou muitos sábios e santos da Índia, na esperança de encontrar um Guru iluminado para guiá-lo em sua busca espiritual. Foi em 1910, com dezessete anos, que ele encontrou o venerado Swami Sri Yukteswar Giri, tornando-se seu discípulo. No eremitério de seu Guru, Yogananda passou a maior parte dos próximos dez anos, recebendo a disciplina espiritual rígida, mas amorosa, de Sri Yukteswar.

Desde o primeiro encontro, e em muitas ocasiões posteriores, Sri Yukteswar disse ao seu jovem discípulo que ele havia sido escolhido por Deus como o único a disseminar a antiga ciência da Kriya Yoga na América e no mundo.
Após sua formatura em Letras, na Universidade de Calcutá em 1915, Mukunda fez os votos formais como monge da venerável Ordem Monástica dos Swamis da Índia. Então recebeu o nome de Yogananda (que significa bem-aventurança suprema, ananda, através da união divina, yoga). Assim satisfez seu ardente desejo de consagrar a vida a amar e servir a Deus.

Dois anos mais tarde, fundou uma escola de “como viver” para crianças e jovens, na cidade de Ranchi, onde eram oferecidos assuntos acadêmicos tradicionais e instruções espirituais; desde então, já existem vinte e uma instituições educacionais enraizadas nos ensinamentos de Yogananda, por toda a Índia. Visitando a escola alguns anos depois, Mahatma Gandhi escreveu: “Esta instituição impressionou profundamente minha mente”.
Certo dia, em 1920, enquanto meditava na escola de Ranchi, Yogananda teve uma visão divina que lhe revelou haver chegado a hora de começar seu trabalho no Ocidente. No dia seguinte, foi convidado para servir como delegado da Índia em um congresso internacional de líderes religiosos em Boston, nos Estados Unidos.
Pouco antes de sua partida, Yogananda recebeu, na residência de seus pais, a visita de Mahavatar Babaji, o Mestre Imortal que reviveu nesta era a antiga ciência de Kriya Yoga. Babaji lhe disse: "Foi você quem escolhi para difundir a mensagem da Kriya Yoga no Ocidente. Há muito tempo encontrei seu Guru Yukteswar em um Kumbha Mela e lhe disse então que eu o enviaria para treinamento. A Kriya Yoga, a técnica científica de realização de Deus, acabará se espalhando por todas as terras e ajudará a harmonizar as nações através da percepção pessoal e transcendental do Pai Infinito."
O jovem swami chegou a Boston em setembro de 1920. Sua primeira palestra na abertura do Congresso Internacional de Religiosos Liberais teve como tema “A ciência da religião” e foi recebida com muito entusiasmo. No mesmo ano, Yogananda fundou a Self-Realization Fellowship para difundir pelo mundo os ensinamentos da milenar ciência e filosofia da yoga e a imemorial tradição da prática da meditação provenientes da Índia.
Em 1924 Yogananda partiu para uma turnê de conferências através do continente norte americano. Ao longo das próximas três décadas, ele contribuiu profundamente para o despertar e o reconhecimento no ocidente da sabedoria espiritual do Oriente. Através de seus trabalhos escritos, de longas viagens em palestras e da criação de numerosos Templos e Centros de Meditação, ele iniciou milhares de buscadores da verdade na antiga ciência e filosofia da Yoga e em seus métodos universais de Meditação e comunhão com Deus.

“A meditação é forma especial de concentração na qual a atenção é libertada da inquietude e focalizada em Deus. A meditação é, portanto, a concentração que se emprega para conhecer Deus.” 
Aos estudantes de seus ensinamentos realmente dedicados, Yogananda revelou as técnicas de Kriya Yoga, que conduzem ao despertar da alma e constituem uma ciência espiritual sagrada cuja origem remonta a milênios, iniciando mais de 100.000 homens e mulheres durante seus trinta anos no Ocidente.
Em 1935, Yogananda voltou à Índia para uma última visita ao seu amado Guru (Sri Yukteswar deixou esse mundo em 9 de março de 1936). Viajando de navio e automóvel pela Europa, Palestina e Egito, ele chegou a Bombaim no verão de 1935.

Nessa época Sri Yukteswar lhe concedeu o título espiritual mais elevado da Índia: Paramahansa; literalmente, “Cisne Supremo” (símbolo de discernimento espiritual). O título significa que seu portador alcançou o nível mais elevado de União com Deus. 
Durante o ano passado em seu país natal, ele deu aulas e iniciações em Kriya Yoga em várias cidades do subcontinente. Além disso, teve a satisfação de se encontrar com Mahatma Gandhi, que lhe pediu para ser iniciado em Kriya Yoga; também se encontrou com Sir C.V. Raman, prêmio Nobel em Física, e com algumas das figuras espirituais mais famosas da Índia, como Ramana Maharshi e Anandamoyi Ma.

Também estabeleceu firmemente as bases da sua obra naquele país, a Yogoda Satsanga Society of India. A partir da sede às margens do rio Ganges em Dakshineswar, perto de Calcutá, e a partir do ashram original de Ranchi, a sociedade continua se desenvolvendo até o dia de hoje – com escolas, ashrams, centros de meditação e obras de caridade em toda a Índia. No final de 1936 Yogananda retornou aos Estados Unidos, onde permaneceu até o fim da vida.

O relato da vida de Paramahansa Yogananda – Autobiografia de um Iogue – foi publicado em 1946 (e por ele consideravelmente ampliado em edições posteriores). O livro, que é um best-seller permanente, já foi traduzido em inúmeros idiomas. A obra é mundialmente considerada como um clássico da literatura espiritual moderna.
Durante a década de 1930, Paramahansa Yogananda começou a se retirar para dedicar mais tempo aos escritos que levariam a sua mensagem às futuras gerações e à construção de uma base duradoura para o trabalho espiritual e humanitário da Self-Realization Fellowship / Yogoda Satsanga Society of Índia. Sob sua direção e instrução pessoal, os ensinamentos que ele havia transmitido a seus discípulos foram organizados em uma série abrangente de Lições da Self-Realization Fellowship para estudo em casa.
Os seus últimos anos foram, em grande parte, passados em reclusão, enquanto ele trabalhava intensamente para completar seus escritos - incluindo seus volumosos comentários sobre o Bhagavad Gita e os ensinamentos de Jesus Cristo nos quatro Evangelhos.
Em 7 de março de 1952, após proferir um breve discurso em um banquete em homenagem embaixador da Índia nos Estados Unidos, no Biltimore Hotel, em Los Angeles, o grande Guru entrou em Mahasamadhi (a saída voluntária e consciente do corpo no momento da morte física por um Mestre iluminado).

Sua morte foi marcada por um fenômeno extraordinário. Uma declaração autenticada em cartório assinada pelo diretor do cemitério Forest Lawn testemunhou: “Nenhuma desintegração física era visível em seu corpo, nem mesmo vinte dias após a morte ... Tal estado de preservação perfeita de um corpo, até onde vão nossos conhecimentos dos anais mortuários, é algo sem paralelo ... O corpo de Paramahansa Yogananda permanecia evidentemente em um estado fenomenal de imutabilidade."
Certa vez, seu Guru Swami Sri Yukteswar, referiu-se a ele como uma Encarnação do Amor Divino. Mais tarde, seu discípulo e primeiro sucessor espiritual, Rajarsi Janakananda, apropriadamente concedeu-lhe o título de Premavatar ou "Encarnação do Amor Divino".
Por ocasião do 25º aniversário do Mahasamadhi de Paramahansa Yogananda, suas extensas contribuições para a elevação da humanidade receberam reconhecimento formal por parte do governo indiano, que em sua homenagem lançou um selo postal comemorativo. Junto com o selo foi lançado um folheto, onde se lê, como parte do texto:

“Os ideais do amor por Deus e de serviço à humanidade manifestaram-se plenamente na vida de Paramahansa Yogananda. (...) Embora tenha passado fora da Índia a maior parte de sua vida, seu lugar é entre os nossos grandes santos. Sua obra continua a crescer e a luzir cada vez mais, sempre com maior brilho, levando pessoas de todos os recantos para o caminho da peregrinação em busca do Espírito.”
Dezenas de discípulos diretos que haviam se beneficiado da associação pessoal com Yogananda viveram suas vidas nos ashrams da Self-Realization Fellowship nas décadas seguintes ao seu falecimento, servindo lealmente à sua organização e apoiando a liderança que ele havia designado. Leia as suas histórias.

Hoje, o trabalho espiritual e humanitário iniciado por Paramahansa Yogananda continua sob a direção do Swami Chidananda, monge da Self-Realization Fellowship há mais de 40 anos, sob o auxílio de um Conselho de Diretores composto por outros monásticos que fizeram votos definitivos de renúncia e dedicam suas vidas plenamente à missão iniciada por seu Guru.

Sob a direção do presidente e da diretoria, monges e monjas da Ordem da SRF servem em muitas funções nos Centros e Ashrams da sociedade; viajam para cidades ao redor do mundo a fim de conduzirem palestras e aulas e liderar retiros; e fornecem aconselhamento e orientação espiritual - por telefone, carta e pessoalmente - aos alunos dos ensinamentos da Self-Realization Fellowship.

Muitos estudantes dedicados da SRF também servem ao trabalho mundial de Paramahansa Yogananda de maneiras indispensáveis - trabalhando com os monásticos, tanto na Sede Internacional como nos Centros e Templos da SRF em todo o mundo.
“Paramahansa Yogananda trouxe para o Ocidente não apenas a promessa eterna da real percepção de Deus que a Índia nos oferece, mas, também, um método prático pelo qual os que aspiram à espiritualidade, em todos os caminhos da vida, podem perseguir essa meta com rapidez. Apreciado no Ocidente, inicialmente, apenas em nível mais elevado e abstrato, o legado espiritual da Índia está, agora, acessível como experiência prática para todos aqueles que anelam por conhecer Deus, não no além, mas aqui e agora (…) Yogananda pôs, ao alcance de todos, os métodos de contemplação mais elevados“.
Dr. Quincy Howe Jr, professor de sânscrito e de religiões comparadas do Claremont College
“Aqueles que conheceram o trabalho do Mestre Yogananda em nome da irmandade dos homens e um entendimento mais próximo entre as grandes religiões do mundo, entre Oriente e Ocidente, e entraram em contato com ele direta ou indiretamente através de seus escritos, sabiam que ele era uma força espiritual única ... Eu me lembro que o Mahatma Gandhi uma vez me falou sobre Yogananda com grande admiração. 'São homens espirituais como Yogananda que trouxeram uma mensagem de esperança real para um entendimento mais profundo entre a Índia e o Ocidente [mais] do que todos os políticos juntos', disse ele. ”
Dr. Camille Honig, Editora Literária, The California Jewish Voice
"Eu conheci Paramahansa Yogananda em Calcutá em 1935. Tenho acompanhado os relatos de suas atividades na América desde então. Como uma luz brilhante luz no meio das trevas, é assim a presença de Yogananda neste mundo. Uma alma tão grande vem à Terra apenas raramente, quando há uma necessidade real entre os homens".
Sua Santidade Sri Chandrasekharendra Saraswati, O Shankaracharya de Kanchipuram 
"Uma jóia rara de valor inestimável, a qual o mundo ainda está para testemunhar, Sri Sri Paramahansa Yogananda tem sido um representante ideal dos antigos sábios e videntes, a glória da Índia.
 
Ele prestou serviço a mulheres no campo da espiritualidade. Ele contribuiu grandemente para o progresso espiritual de todos, colocando em ação o dínamo espiritual que está latente nos homens. Sri Yogananda tornou possível a todos os filhos de Deus provar o néctar que flui em abundância da fonte eterna, os Vedas e os Upanishads. 

Hoje os centros mundiais da Self-Realization Fellowship representam Paramahansa Yogananda em ação. Eles se multiplicarão, fazendo uma rede magnética de espiritualidade que trará paz e felicidade ao mundo."
Swami Sivananda, A Sociedade da Vida Divina, Rishikesh, Índia
Share by: