Linhagem de Gurus da SRF
Objetivos e Ideais da SRF
Quem Somos
A Self-Realization Fellowship (SRF) é uma organização religiosa mundial, sem fins lucrativos, fundada em 1920 por Paramahansa Yogananda, com sede internacional em Los Angeles na Califórnia/EUA.

Conforme expresso nos objetivos e ideais formulados por Yogananda, a sociedade procura fomentar um espírito de maior compreensão e boa vontade entre os diversos povos e religiões da nossa família mundial, para ajudar as pessoas de todas as culturas e nacionalidades a perceberem e expressarem mais plenamente em suas vidas, a beleza, nobreza e divindade do espírito humano.
Paramahansa Yogananda estabeleceu a SRF para disponibilizar os ensinamentos universais de Kriya Yoga, uma ciência espiritual sagrada e milenar, surgida na Índia. Estes ensinamentos não-sectários encarnam um modo de vida e uma filosofia completa para se alcançar o sucesso e bem-estar, bem como métodos de meditação para alcançar o objetivo final da vida – a união da alma com o Espírito (Deus).

Os ensinamentos de Paramahansa Yogananda foram compilados sob sua direção nas Lições da Self-Realization Fellowship. A série completa para estudo em casa – estudada por milhares de pessoas no mundo todo – contêm explicações detalhadas sobre as técnicas de meditação da ciência da Kriya Yoga; também são abordadas muitas outras questões que, segundo os ensinamentos de Yogananda, levam a uma vida espiritualmente equilibrada.

Há quase cem anos, a SRF vem se dedicando ao trabalho espiritual e humanitário de Paramahansa Yogananda, o qual é reverenciado como o pai da Yoga no Ocidente. Os seus ensinamentos são disponibilizados através de uma série de publicações de livros, revistas periódicas e lições impressas lidas e estudadas por milhares de pessoas em todo o mundo. Essas Lições dão instruções em todas as técnicas de meditação da ciência de Kriya Yoga, bem como em muitos outros aspectos da vida espiritual equilibrada ensinados por Yogananda.

Hoje, a SRF possui mais de 500 Templos e Centros de Meditação ao redor do mundo, e tem estudantes em mais de 175 países. Na Índia e em países vizinhos, o trabalho de Paramahansa Yogananda é mantido e propagado através da Yogoda Satsanga Society of India (YSS), que tem mais de 100 Centros de Meditação, Retiros e Ashrams.

Os membros e simpatizantes da SRF aprendem através dos ensinamentos de Yogananda, como equilibrar as atividades diárias, com a meditação. Em tais ensinamentos, eles encontram orientação para espiritualizar o casamento, a vida familiar, a criação de sucesso e prosperidade em empreendimentos empresariais e profissionais, contribuindo de uma forma significativa para a sua comunidade, para sua nação e para o mundo.

De acordo com a vontade de seu fundador, a obra da Self-Realization Fellowship é conduzida pela ordem monástica que Paramahansaji estruturou segundo os princípios da venerável Ordem dos Swamis, de tradição antiga na Índia. Os monges e monjas da SRF (alguns conviveram com o Guru) fazem votos formais de renúncia e se encarregam de velar pelo bem-estar espiritual dos membros e amigos da Self-Realization Fellowship no mundo todo.

Entre as múltiplas atividades e serviços que a Self-Realization Fellowship realiza em nível mundial estão os seguintes:
  • Publicar escritos, conferências e palestras gravadas de Paramahansa Yogananda e de seus discípulos monásticos.
  • Administrar as atividades de retiros, templos e centros de meditação onde pessoas de várias condições sociais possam se reunir num espírito de comunhão e fraternidade.
  • Editar uma revista trimestral chamada Self-Realization, dedicada à cura do corpo, da mente e da alma.
  • Dar formação espiritual aos monges e monjas pertencentes às comunidades monásticas da SRF.
  • Realizar periodicamente visitas monásticas em diversos lugares do mundo, dar aulas sobre Kriya Yoga seguindo os ensinamentos de Paramahansa Yogananda e organizar anualmente uma Convocação mundial com a duração de uma semana.
  • Promover em crianças e adolescentes a prática da meditação e de uma vida espiritual equilibrada. 
  • Oferecer orientação espiritual de modo individual, que pode ser feita por correspondência, telefone ou pessoalmente.
  • Apoiar diversas atividades de caridade e de bem-estar social em diversas partes do mundo.
  • Guiar o trabalho do Círculo mundial de orações: uma rede de pessoas que, individualmente ou em grupo, se dedicam a orar pelos que pedem ajuda física, mental ou espiritual, além de orar pela paz e harmonia no mundo.
Share by: