AWAKE – A VIDA DE YOGANANDA é um documentário não convencional que explora a vida e os ensinamentos de Paramahansa Yogananda, autor do clássico espiritual Autobiografia de um Iogue, título que vendeu milhões de cópias em todo o mundo e é até hoje um livro primordial para filósofos, entusiastas e buscadores – contemporâneos – da Yoga. A Autobiografia era o único livro que Steve Jobs tinha em seu iPad e ele fez com que 800 cópias do livro fossem dadas aos amigos que compareceram ao seu velório. O livro também foi a porta de entrada para o misticismo oriental de George Harrison, Russel Simmons e incontáveis iogues.
“Profundamente comovente, revelador e envolvente" 
Los Angeles Times
Ao personalizar a sua própria busca por iluminação e compartilhar as suas lutas ao longo do caminho, Yogananda fez com que os antigos ensinamentos da Yoga se tornarem acessíveis a um público moderno, atraindo muitos seguidores, e finalmente, ajudando milhões de buscadores a voltarem sua atenção para o interior, resistindo às tentações do mundo material, em busca da autorrealização.
Filmado ao longo de três anos, com a participação de 30 países ao redor do mundo, o filme examina o universo da Yoga, moderna e antiga, no Oriente e no Ocidente. Enquanto o material de arquivo da vida de Yogananda cria uma espinha dorsal para a narrativa, o filme amplia as dimensões de uma biografia comum. A filmagem inclui entrevistas não convencionais, imagens metafóricas e recriações, nos levando das peregrinações sagradas na Índia à Faculdade de Estudos Religiosos de Harvard e seus modernos laboratórios de Física, do Centro de Ciência e Espiritualidade da Universidade da Pennsylvania ao Centro Chopra em Carlsbad, Califórnia.
"Extraordinário e provocativo"
The New York Times 
Evocando a jornada da alma, enquanto ela força seu caminho através da opressão do ego e da ilusão do mundo material, esse filme cria uma experiência de imersão em domínios invisíveis. AWAKE – A VIDA DE YOGANANDA é, em última análise, um filme da própria humanidade: a luta universal de todos os seres para se libertarem do sofrimento e buscarem felicidade permanente.
O documentário foi lançado nos cinemas do Brasil simultaneamente em dez cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Salvador, Florianópolis, Belo Horizonte, João Pessoa e Santos.
TRAILER LEGENDADO

DVD disponível em nossa livraria
SOBRE AS DIRETORAS

Paola di Florio
Fundadora da Counterpoint Films, Paola di Florio é diretora já indicada ao Oscar e produtora de televisão com trabalhos que envolvem temas humanistas. Seus filmes foram lançados em cinemas de vários países e exibidos na HBO, CBS, NBC, FOX, PBS, Sundance Channel, Court TV, TLC e A&E.

Seus documentários Speaking in String e Home of the Brave descrevem a vida de mulheres fortes e determinadas, que impactaram a cultura americana. Na televisão, assina a produção da série Directors on Directors, que teve uma exibição especial no aniversário de 50 anos do Festival de Cinema de Locarno. Foi premiada pelo Festival de Cinema de Sundance, pela Academia de Filme Cinematográfico Artes & Ciências, pela Writers Guild e pela Associação Internacional de Documentários.
Lisa Leeman
Estreou na direção com o longa Metamorphosis: Man into Woman, pelo qual foi premiada no Festival de Cinema de Sundance. Seu documentário One Lucky Elephant, foi considerado um dos melhores documentários de 2011.

Nos últimos anos, Lisa dirigiu, produziu, escreveu e editou documentários pequenos e de destaque, entre os quais Out of Faith (PBS) e Crazy Wisdom: The Life & Times of Chogyam Trungpa (Alive Mind Cinema). Codirigiu, com Haskell Wexler, Who Needs Sleep (Sundance, 2006) e editou Made in LA, além de vários filmes para Renee Tajima-Pena, Michele Ohayon, Micha Pele e Stanley Nelson. É professora na USC's School of Cinematic Arts e já deu aulas sobre filmagem de documentários em cursos de mestrado na China, Portugal, Jordânia & Malawi.
Share by: